A Red Hat abalou a confiança dos consumidores?
A decisão da Red Hat de limitar o acesso ao código-fonte e à sua republicação representa mais uma mudança brusca de posicionamento da empresa diante do seu público. Isso pode gerar um ambiente de estabilidade e, ao longo do tempo, abala a confiança dos consumidores.
Outra mudança da empresa que ocorreu há não muito tempo, foi quando o CentOS mudou completamente seu posicionamento no mercado e alterou seu nome para CentOS Stream, levando vários administradores de sistema a precisarem reestruturar sua base para se adaptar a mudança.
Agora, com o acesso ao código limitado, todo o ecossistema consolidado em torno dos clones do Red Hat Enterprise Linux está abalado, sem um rumo bem definido. Apesar desses clones potencialmente desviarem clientes da empresa, eles mantinham uma comunidade interessada em seus produtos. Será que a Red Hat será prejudicada pela própria decisão?
Este é um corte do Diocast, onde debatemos sobre um assunto que gerou muita polêmica na comunidade Linux: as mudanças anunciadas pela Red Hat no formato de distribuição do código-fonte do Red Hat Enterprise Linux, ou RHEL, um dos principais produtos da empresa. Assista na íntegra!