Sem categoria

Nova loja do Ubuntu, APT News, novo Threads

Sejam bem-vindos a mais um Diolinux News! Hoje temos novidades sobre o Ubuntu, como a nova loja de aplicativos e o APT News no Atualizador de programas, além de algumas polêmicas no mundo da tecnologia.

Problemas no Twitter e novo Threads da Meta

Tem sido uma semana difícil pro Twitter. Eles estão abarrotados de polêmicas, e a primeira delas é que agora é impossível visualizar qualquer tweet desconectado da plataforma. A justificativa do Twitter é que isso foi feito para dificultar bots, I.A.s e pessoas maliciosas de realizarem a captura de dados na plataforma e utilizá-los para outros fins.

Depois disso, neste último sábado, o Elon Musk anunciou um limite de visualização de tweets. Contas não verificadas, só poderiam ver 600 tweets por dia. O número parece alto, mas isso representa apenas alguns minutos rolando pela timeline. Se você for um assinante do Twitter Blue, esse número aumenta para 6.000 tweets.

Mais uma vez, a justificativa foi a mesma: dificultar a vida de quem tenta capturar dados na plataforma, mas isso foi extremamente mal visto pelos usuários, que foram surpreendidos por avisos de que atingiram o limite diário.

Para piorar a situação na empresa do Elon Musk, a Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciou que o seu aplicativo concorrente ao Twitter, chamado Threads.

Essa rede social é focada em textos com até 500 caracteres e promete se tornar federada em breve, tornando-se compatível com outras plataformas, como o Mastodon.

Novo layout do Snapcraft

Temos muitas novidades sobre o Ubuntu. A primeira não é diretamente sobre o sistema operacional, mas ainda assim, bem interessante: O Snapcraft, site que reúne todos os snaps disponíveis pro Ubuntu, está de cara nova. 

O objetivo da Canonical foi trazer um ar mais moderno pro site, com isso ele perdeu aquele fundo verde-escuro, e agora tem um estilo mais minimalista. Assim como no site antigo, ele traz a frase “A Loja de aplicativos do Linux” que muitas pessoas discordam, seguido de uma caixa de pesquisa, para facilitar a busca.

Depois disso, existe uma forma geométrica um pouco difícil de entender e sem muita função. De resto, o site continua bem parecido, com mudanças bem pontuais. A única outra grande mudança é o logo, que agora não é mais “Snapcraft”, mas sim “Canonical Snapcraft”.

Nova loja do Ubuntu 23.10

Uma grande crítica do Ubuntu é a sua loja de aplicativos, que apesar de ser baseada na GNOME Software, o qual é uma boa aplicação, a maneira utilizada no sistema da Canonical deixa a desejar.

Tem alguns meses que a gente já sabe que uma nova aplicação estava sendo desenvolvida para substituir a Ubuntu Software, feita em Flutter, mas até então nada dela ser liberada no Ubuntu oficialmente.

Parece que finalmente ela está fincando pronta, e deve chegar com o Ubuntu 23.10. A nova loja surgiu como um projeto da comunidade, e os desenvolvedores abraçaram a ideia e transformaram ela num projeto oficial.

Por ser uma loja oficial da Canonical, é claro, ela valoriza o formato Snap, dessa forma, se um mesmo aplicativo tiver uma versão em .deb e em snap, na loja só será possível instalar a versão em snap.

Essa é uma decisão bem frustrante para usuários que preferem instalar aplicativos .deb, ou simplesmente não gostam de snaps, mas vindo da Canonical, é esperado que o foco seja esse.

APT News no Atualizador de Programas

Mais uma novidade do Ubuntu, é que a partir dos próximos meses, na versão 18.04 e todas as LTS mais recentes, será exibido o APT News no Atualizador de Programas.

O APT News é um recurso que hoje só existe no terminal, e basicamente te avisa quando acontecer incidentes de segurança críticos, mas também é utilizado para promover o Ubuntu Pro, um serviço da Canonical que garante mais atualizações de segurança e é gratuito para uso pessoal.

Por sorte, se você se incomodar com esse tipo de coisa na interface, é possível desabilitar utilizando um simples comando no terminal. 

Apesar da gente saber que isso deve chegar nos próximos meses, não existe nenhum tipo de data mais concreta ainda pro lançamento.

Proteja suas senhas com Proton Pass

Temos mais um gerenciador de senhas na área. A Proton, empresa que conta com diversos produtos com foco na segurança e privacidade dos usuários, finalmente lançou o seu gerenciador de senhas de maneira oficial, saindo do beta.

O Proton Pass tem código aberto, obviamente criptografado de ponta-a-ponta, e permite adicionar quantas contas você quiser dentro do gerenciador. Ele também conta com suporte para autenticação de 2 fatores, criação de senhas seguras, além de ser possível criar máscaras de e-mail para manter sua caixa de entrada mais segura.

No momento, ele infelizmente não tem aplicativo nativo para nenhum sistema operacional de computador, sendo apenas possível acessar seus dados via aplicativos para Android, iOS e extensões para Chrome, Firefox, Brave e Edge.

A Proton está fazendo uma promoção de 80% de desconto de lançamento, e a versão paga está saindo por 1 euro ao mês.

40% dos gamers de Linux usam um Steam Deck

Todo mês a Valve lança uma pesquisa mostrando qual é a preferência dos seus usuários no quesito resolução, hardware, sistema operacional e muito mais.

Na área de sistemas operacionais, atualmente o Linux representa 1.44% de todos os usuários da plataforma. Mas se filtrarmos APENAS por usuários de Linux, a gente consegue perceber que de todos esses usuários, quase 40% deles são usuários do Steam Deck.  

Isso mostra que o Steam Deck tem sido um grande responsável por alavancar os jogos na plataforma do pinguim, e se depender da Valve, isso não deve mudar tão cedo.

Jogo em Promoção da semana

Falando no Steam, está acontecendo a Promoção de Férias por lá. Até dia 13 de julho, é possível encontrar diversos jogos com promoção de até 90%.

Um deles, que inclusive está com 90% de desconto, saindo por R$ 3,29 é o Her Story. Esse é um jogo diferente de tudo o que você já viu. Ele é baseado em narrativa, onde uma mulher foi entrevistada 7 vezes pela polícia, e você precisa pesquisar pela base de dados para tentar entender a história e o que aconteceu.

Infelizmente o jogo não conta com tradução em português, mas se isso não for um problema para você, vale a pena demais! Ele tem ranking prata no ProtonDB, e você precisará instalar o Proton-GE para conseguir ter a melhor experiência no Linux.
Se quiser receber mais notícias do que aconteceu no mundo da tecnologia e do Linux, inscreva-se na nossa newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *