Sem categoria

Como é utilizar o Steam Deck como computador?

O Steam Deck é um ótimo aparelho para jogar e a Valve com certeza está muito feliz com as projeções de mais de 3 milhões de unidades vendidas até o final de 2023. Este console é um sucesso, e ele é especial de diversas formas, mas talvez a principal delas é a possibilidade de usar o Steam Deck como computador, ele não é um console tradicional.

Hoje você conhecerá melhor essa faceta do Steam Deck como computador e saberá se vale a pena comprar este console para responder os seus e-mails, fazer design, editar vídeos, programar, ou se é melhor adquirir um notebook gamer para essas finalidades.

O que é necessário para utilizar o Steam Deck como computador?

O Steam Deck é um PC tradicional, envelopado no formato de console portátil, por isso você pode instalar qualquer sistema operacional tradicional nele, incluindo o Windows. Apesar disso, o aconselhado é se manter no Steam OS, um sistema baseado no Arch Linux, por questão de compatibilidade, drivers, gestão de energia, economia de espaço, integração com o ambiente de games, com softwares para perfis dos controles e muito mais.

No próprio Steam OS tem um modo desktop, que permite que você tenha uma experiência mais tradicional na hora de usar o seu Steam Deck para fazer customizações nos seus games, ou mesmo jogar com ele ligado em um monitor externo. Porém, ainda que tudo seja voltado para games, será possível usar esse ambiente desktop para produtividade?

Existe um problema que vem antes desse desafio: você pode controlar o Steam OS no modo desktop usando os próprios touchpads do Steam Deck e a tela sensível ao toque, mas não é a melhor das experiências.

O ideal é plugar nele um dock ou um hub USB-C, que te permita conectar mouse e teclado para usar o seu Steam Deck como um computador de verdade. É importante que o hub também permita que você ligue o seu Steam Deck em um monitor externo ou numa TV, para melhorar o seu ambiente para trabalhar. Outra coisa legal que pode ser útil é um suporte para deixar o seu Steam Deck em pé enquanto você trabalha nele como se fosse o seu laptop, seja para usar a própria tela, ou para usar um outro monitor.

Como o Steam Deck se sai comparado a um notebook?

Steam Deck tem um hardware customizado, então pode ser interessante fazer um comparativo mais direto com um hardware de consumo, como o que a gente usa no laptop que costumamos fazer os benchmarks de distros Linux aqui no canal e já temos muitos dados compilados.

Aqui apresentamos um comparativo de um Core i7 1165G7, com 16GB de RAM e o Steam Deck, você pode ver os melhores resultados que já tivemos nesses testes entre todos os sistemas que testamos.

Blender Scene Monster Junkshop Classroom
Steam Deck 35,55 20,35 17,22
Core i7-11165G7 49,04 28,12 20,19

No blender, o Core i7 desempenha bem melhor, mas o Steam Deck, dado o propósito do aparelho, não fica tão atrás assim, ainda que não seja o ideal, daria para trabalhar com o Blender, respeitando as limitações do equipamento.

Também fizemos um teste com o Geekbench, relacionado ao uso do processador para algumas tarefas comuns do dia a dia e outras nem tanto. Quanto maior o número, melhor, e aqui você pode ter uma ideia do desempenho do Steam Deck e do comparativo.

Geekbench Single Core Multicore
Steam Deck 1245 4501
Core i7-11165G7 1706 5768

Mais uma vez o valor fica consideravelmente atrás do Core i7, mas ainda assim, são resultados respeitáveis, e mostram que o Steam Deck pode realizar muitas dessas atividades do dia a dia.

Quem for utilizar o Steam Deck para programar, por exemplo, poderá querer desabilitar o modo somente leitura da raiz do sistema para poder instalar Docker, por exemplo. Não é difícil de fazer e com um simples comando você resolve

Com esse modo desligado, também conhecido como modo desenvolvedor, você poderá gerir pacotes no seu Steam Deck como se estivesse no Arch Linux, inclusive com os repositórios do Arch ou o AUR.

É uma boa ideia adquirir o Steam Deck para usar como um computador?

Sim e não, depende do que você quer fazer com o seu dinheiro. Sem dúvida nenhuma você deve comprar o Steam Deck para games, pela portabilidade, pela liberdade de customizar o sistema, se você já tem em mãos, usar o Steam Deck como computador, é só mais uma das muitas possibilidades que o aparelho te dá.

Claro, você ainda precisará de um setup básico, com teclado e mouse, um hub e quem sabe um monitor, mas é possível sem dúvida alguma. Porém, se você está na dúvida se compra um Steam Deck ou um laptop e trabalho será tão importante quanto os games, provavelmente o que você realmente quer é um laptop.

É tão portátil quanto e já vem com tela, teclado e mouse, e visto que o Steam Deck precisa ou ser importado, ou ser comprado de alguém que importou, você conseguirá comprar um laptop que desempenha melhor para trabalho do que o Steam Deck, por um valor parecido.

O fato de dar pra usar o Steam Deck como computador faz com que dificilmente ele se torne um lixo eletrônico. Mesmo que daqui a vários anos os games que você quiser jogar tenham dificuldade de rodar nele, ele ainda poderá ser um PC, ou um ótimo dispositivo para emulação de games antigos, ou até um servidor.

Você já se perguntou se vale mais a pena adquirir o Steam Deck ou o Nintendo Switch?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *