Sem categoria

Conheça 6 aplicativos para gerenciar arquivos

Tirando usar um navegador para surfar pela internet, provavelmente o que as pessoas mais fazem em seus computadores é gerenciar arquivos de alguma forma, e o Diolinux App Showcase de hoje está recheado de aplicativos para isso!

Encontre aplicativos duplicados com Detwinner

Comecemos com o Detwinner, um aplicativo que ajuda a resolver um problema que eu aposto que todo mundo tem hoje em dia. Com a facilidade registrar momentos por fotografias, é comum a gente não se preocupar muito com armazenamento e tirar várias fotos parecidas até encontrar aquela digna de ser publicada ou armazenada permanentemente.

Detwinner ajuda você a encontrar as duplicatas desses arquivos, permitindo que você analise e apague para economizar espaço. O gerenciamento de Imagens é o principal destaque, mas ele te ajuda a encontrar qualquer arquivo duplicado ou muito parecido, permitindo que você faça a sua análise e mantenha somente o necessário no seu computador.

Destrua arquivos sem deixar rastros com File Shredder

Em geral, um simples “delete” não é o suficiente para realmente apagar um arquivo, existem vários softwares que podem recuperar, se não os arquivos completos, partes deles.

Se a sua intenção é fazer arquivos evaporarem, o File Shredder é uma forma de fazer isso, esse aplicativo também é conhecido como Raider. Basta importar um arquivo que você queira apagar, e mandar triturar, mas muito cuidado ao fazer isso, porque realmente não será possível restaurar esses dados, dependendo do tamanho dos arquivos, pode demorar um pouco para o processo acontecer.

Encontre qualquer arquivo com FSearch

Se, ao invés de perder arquivos, o que você quer é encontrar, o FSearch é uma ótima ferramenta para ter em mãos, especialmente se o seu gestor de arquivos não é tão veloz, aliás, por mais que ele seja, o FSearch é extremamente rápido e completo para essa finalidade.

Ao abrir o programa, tudo o que precisa fazer é escolher um ponto de partida onde o FSearch fará a indexação dos arquivos, se você planeja usar ele como um buscador para todos os dados da sua pasta home, colocar ela como ponto de partida pode ser uma boa ideia.

Uma vez que o Fsearch crie uma base de dados de tudo o que você tem na home, e no meu caso são mais de 200 mil arquivos, basta escrever o que você busca, e ele achará quase que instantaneamente.

Compartilhe arquivos rapidamente em sua rede local com VServer

Que tal você criar um servidor http temporário para compartilhar arquivos em rede de forma simples? É isso que você pode fazer com o VServer. Ele funciona assim, você seleciona uma pasta com os arquivos que quer compartilhar, e pronto!

Ele mostra um endereço de IP com uma porta que permite acessar esses arquivos na sua rede local de qualquer outro computador ou dispositivo na mesma rede, além de um QRCode, que facilita acessar pelo celular. Ele é somente leitura, então, você não consegue enviar arquivos pro computador de a partir de outros aparelhos, mas para isso tem outras soluções, como o LocalSend.

CopyQ – um aplicativo para gerenciar arquivos e textos da sua área de transferência

Entre as atividades mais comuns ao gerenciar arquivos, está a cópia deles, control+c e control+v deve ser um dos atalhos de teclados mais difundidos de todos, que até quem não entende muito de computador conhece. Você já se perguntou o que acontece com os seus arquivos no tempo entre o recortar (ou copiar) e o colar?

A resposta é que eles ficam no que é chamado de área de transferência, existem softwares como o CopyQ, que permite você não só acessar essas informações de forma assíncrona, como armazenar elas por muito mais tempo.

Você pode continuar copiando e colando as coisas como sempre fez, mas se quiser buscar aquele arquivo ou texto que havia copiado em algum momento na semana passada, como encontrar?

O CopyQ mostra para você por um ícone na bandeja do sistema, as últimas coisas que você copiou, para copiar elas de novo, é só clicar sobre o item. Ao abrir o programa, você terá todo o seu histórico da área de transferência para encontrar aquele arquivo ou texto que copiou nos últimos dias, com a possibilidade de pesquisar pelas coisas que você copiou ou até mesmo editar o histórico.

Nas configurações do CopyQ você pode escolher a quantidade máxima de itens que o programa se lembrará, o padrão são 200, além de várias outras opções, como de quanto em quanto tempo o clipboard será esvaziado.

Confira se um arquivo contém Virus, com o VirusTotal

Se você não tem certeza se um arquivo é seguro, antes de abrir, que tal passar algumas dezenas de antivírus nele de uma só vez com o VirusTotal?

O vírus total é um site bem famoso que permite que você faça upload de arquivos suspeitos e escaneie eles usando antivírus diferentes de forma bem prática, mas se não quiser se dar ao trabalho de abrir o site para testar algum arquivo, basta usar o VirusTotal Uploader.

Este é um utilitário bem simples que permite que você escaneie arquivos individuais ou diretórios inteiros usando o VírusTotal e as suas dezenas de antivírus.

O relatório pode ser visto diretamente no aplicativo ou acessado no site do vírus total, como esse é um aplicativo grátis e com código aberto, há limitação da quantidade de quantos escaneamentos que você pode fazer via API gratuita, mas caso tenha a versão paga, basta inserir no programa e tirar proveito dela.

Para você que gosta de conhecer novas ferramentas e programas, confira a playlist do App Showcase com mais de uma centena de aplicativos que já mostramos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *